sexta-feira, 5 de junho de 2009

38 bilhões: valor do "prejuízo" dos downloads na Inglaterra


Sete milhões de pessoas no Reino Unido fazem downloads ilegais de arquivos protegidos por copyright, custando à economia aproximadamente 12 bilhões de Libras (R$38 bilhões) segundo as novas estatísticas do governo publicadas no dia 29 de maio.

O cenário aparece como parte de uma nova matéria intitulada 'Copycats? Digital Consumers In The Online Age' (Algo como, 'Copiadores? Consumidores Digitais na Era Online'), lançado pelo Comitê de Estratégia de Propaganda em Relação à Propriedade Intelectual do Reino Unido.

O artigo culpa a "confusão espalhada sobre direitos autorais no mundo online" pelo alto nível de downloads ilegais em atividade.

David Lammy, o "Ministro de Estado para Propriedade Intelectual", disse em um discurso: "Como a matéria mostra, os downloads ilegais roubam milhões de libras da nossa economia todo ano e causa danos sérios aos negócios e inovações ao redor do Reino Unido. Isto é algo que precisa ser combatido, e nós estamos irredutíveis quanto a isso."

Ele adicionou que a organização procura educar as pessoas sobre leis de direitos autorais para reduzir esse tipo de comportamento ilegal no futuro.

"Nós não podemos esperar que garotos de 12 anos de idade sejam profundos conhecedores da lei de direitos autorais antes de saber ligar um computador", ele disse. "Mas podemos educar as pessoas através de punições em qualquer lugar em que elas vivam."

Os autores da reportagem descobriram que em uma rede peer-to-peer (um tipo de rede de compartilhamento em que os usuários trocam arquivos diretamente) cujo nome não foi revelado, ao meio-dia, haviam 1.3 milhões de pessoas compartilhando conteúdo ilegal no site.

Usando o cenário para criar uma estimativa de quanto esta atividade afeta a economia, a pesquisa mostra que, se um usuário desta rede (que não é a maior) baixa um arquivo por dia, o número total de downloads ilegais seria de 4.73 bilhões em um ano.

Essa quantidade geraria aproximadamente 12 bilhões de libras em conteúdo baixado de graça a cada ano.

sem comentarios